terça-feira, 1 de maio de 2012

Diferença entre Urgência e Emergência

Nas duas modalidades de atendimento em serviços de pronto-socorro que acompanhamos para elaboração do Documentário, o SAMU e o Corpo de Bombeiros, a diferenciação desses dois conceitos (urgência e emergência) é de suma importância para a decisão de prioridades nestes atendimentos.

Saber como se portar num caso de emergência ajudará a ter a paciência e tranquilidade necessária para ajudar nessa situação. Em caso de crise com alguma pessoa próxima, você terá que manter a calma, pois fará parte do atendimento.

EMERGÊNCIA
O atendimento deve ser IMEDIATO, situação crítica de aparecimento súbito e imprevisto, risco de vida iminente, com ocorrência de perigo, não habitual.

Sintomas de casos de emergência:

- Dor intensa, especialmente no peito, irradiada ou não para os membros superiores, queixo, estômago, associadas ou não a suores frios, falta de ar e náuseas;
- Perda de sangue em grande quantidade;
- Quando alérgico grave, placas vermelhas e inchadas no corpo, tosse e falta de ar;
- Falta de ar intensa, chiado no peito, suores, incapacidade de permanecer deitado, com pele, lábios e língua arroxeados;
- Tremores, ou abalos em todo o corpo ou partes dele, com desvio dos olhos e repuxo da boca;
- Acidentes graves;
- Perda de líquidos (sangramento, diarreia, vômitos), com queda súbita da pressão arterial, sede intensa, palidez, perda de força e extremidades frias;
- Fraturas com hemorragia ou perda da consciência;
- Afogamentos;
- Choques elétricos;
- Intoxicações graves;

URGÊNCIA

É quando há uma situação que não pode ser adiada, não habitual, sem risco de vida iminente ao paciente, mas que impossibilita o mesmo de ir até o médico. O atendimento deverá ser prestado num prazo máximo de uma hora.

Sintomas comuns aos casos de urgência:

- Febre elevada de causa não esclarecida e rebelde aos antitérmicos, com dor de cabeça intensa ou antecedente de crise convulsiva;
- Dores de cabeça súbitas e de forte intensidade, não habituais e que não cedem com os medicamentos comuns;
- Tonturas intensas acompanhadas de perda súbita de equilíbrio ou de sonolência;
- Dor lombar súbita muito intensa, acompanhada de náuseas, vômitos e alterações urinárias;
- Cortes profundos;
- Fraturas sem hemorragia;

O encaminhamento do paciente é feito no hospital, onde é realizada a triagem, que avalia o grau de gravidade. Os profissionais alertam que em casos de dúvidas ou em que não se caracterize sintoma de urgência ou emergência, que não aja hesitação em chamar um atendimento móvel (192 e 193).

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor seu artigo. Já tinha ouvido falar das diferenças mas aqui você diz quais e ainda dá os sintomas. Obrigada por compartilhar esta preciosa informação.

    ResponderExcluir